Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer cria “cantinho da vitória” para motivar pacientes

André Mesquita

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) inaugurou recentemente, no Hospital da Solidariedade (Unidade I), um local bastante especial e acolhedor chamado de “Cantinho da Vitória”.

O espaço funciona da seguinte forma: ao receber alta do tratamento de radioterapia os pacientes poderão tocar o sino com a finalidade de comemorar o início de uma nova vida, além de transmitir toda a vibração e motivação aos pacientes e familiares que enfrentam o tratamento de câncer.

“O projeto foi idealizado pela equipe de profissionais do Hospital da Solidariedade, onde tiveram a oportunidade de vivenciar a mesma ideia em outros hospitais especializados em radioterapia. Nossa finalidade é transmitir aos pacientes e seus familiares toda vibração e motivação aos que enfrentam o tratamento do câncer”, explicou Kaliane Soares, Gestora do Hospital da Solidariedade.

No local foram colocadas palavras que trazem harmonia interior. Ao passar por ele, os pacientes e seus acompanhantes têm a oportunidade de vivenciar um momento de grande alegria, a finalização de mais uma etapa de seu tratamento, trazendo assim um ambiente inspirador para todos que chegam ao hospital.

O senhor Inácio Loiola realizou tratamento de um câncer de garganta durante um período de aproximadamente cinco (05) anos e foi um dos primeiros a tocar o sino. “Fiquei muito feliz ao tocar o sino e concluir mais um ciclo de tratamento. Pulei e vibrei muito nesse momento de grande felicidade. Aconselho quem passar por essa doença a procurar a medicina, e ter fé em Deus, assim alcançará a cura, como eu consegui”, afirma o funcionário público.

“A ideia do sino é uma ação de humanização para renovar os ânimos dos pacientes que estão concluindo aquele ciclo e também de todos os outros pacientes que assistem à cerimônia. O ritual proporciona otimismo e alívio em um ambiente acolhedor, além de motivar aqueles que ainda estão em tratamento”, destaca Dr. Jensen Fernandes, médico radioterapeuta da LMECC.

A senhora Libânia Bezerra também tocou o sino. Ela venceu um câncer de encéfalo. “Nunca pensei que ia dar errado. Sempre tive fé em DEUS. É uma vitória na minha vida e dos meus familiares”, comemora.

A frase de efeito escolhida para o local está em total sintonia com a vivência dos pacientes e funcionários da LMECC: “Até aqui nos ajudou o Senhor”. (1 Sm 7:12)

Gostou? Compartilhe!

Visitante nº