Liga Mossoroense se credencia a participar do programa de expansão da radioterapia do SUS

Isaiana Santos

O objetivo é dotar as unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) com um novo acelerador

Em visita a Brasília, o superintendente da Liga Mossoroense, Wogel Oliveira, esteve reunido com a equipe de Coordenação e Atenção as Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, para dialogar acerca da expansão da radioterapia em Mossoró. O objetivo é dotar as unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) com um novo acelerador. Na ocasião, a LMECC se qualificou para participar do programa.

Nos dias atuais, cerca de 15,7% dos óbitos de causa conhecida no Brasil notificados no Sistema de Informações sobre Mortalidade, decorrem da incidência do câncer. Acompanhando o contínuo crescimento, exposição à fatores de risco e mudança do perfil etário da população, o câncer vem se mantendo desde 2003, como a segunda maior causa de morte no país.

 

Atualmente somente a Liga Mossoroense oferece o serviço de radioterapia com um acelerador linear no interior do Estado, sendo um dos três centros do Nordeste a oferecer essa tecnologia. O Hospital da Solidariedade atende cerca de 80 pacientes por dia. Com esse novo equipamento, a instituição ampliará seus serviços e contemplará mais pessoas. Com o apoio da assessoria do Deputado Beto

Rosado, Wogel Oliveira pôde mostrar para a coordenação o trabalho que é desenvolvido pela instituição.

Por ser um equipamento de alta complexidade tecnológica, os aceleradores lineares são fundamentais para o tratamento de pacientes com câncer.

Gostou? Compartilhe!

Visitante nº