Liga apresenta Projeto de Integração a Secretários de saúde dos municípios da VI URSAP

André Mesquita

Visita dos Secretários a LMECC

A LMECC recebeu durante o dia de hoje (23) a visita de vários Secretários de Saúde de municípios da região oeste Potiguar, que pertencem a VI Unidade Regional de Saúde (URSAP), sediada na cidade de Pau dos Ferros.

Os Secretários foram recebidos no Hospital da Solidariedade (Unidade I) pelo Presidente da LMECC, Paulo Henrique Lima Monte, o Diretor Administrativo, Sérgio Catardo, a Administradora da Radioterapia, Kaliane Soares, o Diretor Técnico, Dr. Jensen Fernandes e membros da Equipe Multidisciplinar da LMECC.

Inicialmente a Coordenadora do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) e do Departamento de Ensino e Pesquisa, Karla Figueiroa, explicou como funciona o trabalho destes setores. Além disso, apresentou algumas estatísticas de cada município, que possuem grande importância para ações pontuais que podem ser desenvolvidas pelos Secretários.

Logo em seguida o Diretor Administrativo, Sérgio Catardo, apresentou o fluxo e o Projeto de Integração que a LMECC pretende implantar junto aos municípios. “Temos toda a disposição em capacitar os municípios para que essa integração possa ser feita. O maior beneficiado é o paciente oncológico, que pode ter seu tempo de tratamento reduzido”, explicou o Diretor Administrativo, Sérgio Catardo.

O objetivo da integração é atender os pacientes de forma integrada, desde as equipes multidisciplinares dos municípios, passando pelo período em que o paciente estará sendo assistido pela LMECC e retornando ao município de origem. A integração também visa otimizar o tratamento oncológico, possibilitando em muitas ocasiões a diminuição do tempo de tratamento até a cura do paciente.

“É muito importante para nós Secretários de saúde essa oportunidade de conhecer o que a Liga oferece. Essa aproximação que a Liga esta fazendo conosco é de grande importância, principalmente para os pacientes”, destacou Maria da Luz, Secretária de Saúde da cidade de Encanto.

No período da tarde os Secretários conheceram as instalações da Casa de Saúde Santa Luzia (unidade II), onde puderam conhecer o Chanceler da LMECC, Dr. Cure Medeiros e ouvir um pouco da história da Instituição. Em seguida, eles visitaram as duas unidades da Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), onde conheceram o projeto de confecção de perucas desenvolvido pelo Ateliê Amor em Fios, que funciona por meio do trabalho de voluntárias.

Elas produzem perucas através da doação de cabelos. Essas perucas são utilizadas pelas pacientes femininas que passam pelo tratamento oncológico, ajudando a resgatar a auto-estima durante o processo de tratamento.

Gostou? Compartilhe!

Visitante nº