Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer inaugura seu segundo Acelerador Linear

Com o equipamento a instituição vai dobrar o número de atendimentos em radioterapia

André Mesquita

24 AGOSTO inauguração AL 02.jpg
Paulo Henrique - Presidente da LMECC

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) inaugurou na manhã desta quarta-feira (24) o Banker do seu segundo Acelerador Linear. O equipado foi doado por meio de um projeto do Ministério da Saúde e a expectativa é de poder dobrar o número de atendimentos em radioterapia na instituição.

“Nós vamos duplicar nossa capacidade de atendimento em radioterapia. Lembrando que existe muita gente na fila por falta de espaço em nossa agenda. Tem noites que nossa equipe sai do Hospital de meia noite e trinta, tendo iniciado o tratamento às 08h da manhã”, destaca Paulo Henrique Monte, Presidente da LMECC.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o Corpo Diretivo da Liga Mossoroense, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mossoró e Região, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação do Comércio e Indústria de Mossoró (ACIM), Loja Maçônica, Rotary Club, voluntários e grupos que contribuem para a Liga Mossoroense.

Seu Neuzo Leite é voluntário desde 2005, ajudou na construção da Unidade Hospitalar I, local em que vai ficar o novo equipamento. Para ele, a conquista é um sonho realizado. “Agora com essa doação temos uma nova realidade, com duas máquinas para atender a demanda da Liga”, comemora.

A máquina já começou a funcionar na quinta-feira (25). O Acelerador Linear produz a radiação ionizante que serve para tratar o paciente com câncer. “Aproximadamente 60% dos pacientes oncológicos vão passar em algum momento pelo setor de radioterapia para fazer algum tratamento. Com essa máquina, esperamos melhorar a questão da demanda e suprir a necessidade de toda área de abrangência que atingimos. São cerca de 64 cidades que prestamos esse serviço de qualidade”, explica Jensen Fernandes, Médico Radioterapeuta.

 

Antes da inauguração o espaço passou por todo um acompanhamento da equipe técnica responsável pela montagem, precisando seguir padrões internacionais de estrutura e montagem. Antes disso, há cerca de 18 anos o segundo acelerador linear era apenas um sonho. “Hoje é um grande dia para a Liga e todo público do Oeste Potiguar. Há 18 anos erguemos esse espaço com o sonho de ter o segundo Acelerador Linear. Hoje podemos realizar esse sonho”, finaliza Paulo Henrique Monte, Presidente da LMECC.

24 AGOSTO inauguração AL 06.jpg
Novo Acelerador Linear da LMECC

Gostou? Compartilhe!